Repórter Cultural Experimenta
Destaques
VerÍssimo e seu livro sobre espiões
"Os Espiões", de Luis Fernando Veríssimo, traz a história de um frustado empregado de uma editora que, certo dia, ao examinar um dos diversos originais que não paravam de chegar ao local, descobre algo que o interessa de forma distinta: um pacote no qual, em poucas folhas, traz o começo da história misteriosa de uma certa Ariadne.
Junto ao pacote - que poderia ser um começo de diário, de uma autobiografia ou de uma confissão - um bilhete revela que aqueles originais estavam ali sem que sua autora o soubesse, disponibilizados por uma amiga.
E se a editora o aceitasse, o resto seria enviado.
Dicas de Literatura
Nas poucas linhas iniciais, o texto revela uma história conflituosa - Ariadne, a autora com vida supostamente regida por obsessões alheias; um amante secreto e ainda uma suposta busca por vingança seguida, quem sabe, por um suicídio.
Intrigado pelos relatos, o editor de livros acaba cada vez mais se envolvendo com o mistério relacionado às páginas de Ariadne. Assim, junto a amigos, decide investigar a fundo tal história por meio de disfarces para, se preciso, tentar salvar a misteriosa garota.
Estruturado pelo notório humor de Luis Fernando Veríssimo, "Os Espiões" traz uma deliciosa e misteriosa saga em 142 páginas. O livro é editado pela Alfaguara.