Um livro para quem ama viajar


"Pé na Estrada" (On the Road, título original) é um clássico da literatura norte-americana. Publicado pela primeira vez em 1957, pelo estadunidense
Jack Kerouac, a obra tem como personagem principal Sal Paradise, que narra suas andanças pelas estradas dos Estados Unidos junto a amigos na primeira metade do século 20.


Paradise tem como maior companheiro de viagens Dean Moriarty, um excêntrico e bastante reflexivo amigo que, assim como aquele, tenta fugir de uma vida padronizada pelos valores da época por meio de experiências inovadoras e sem rumos concretos.

Com um espírito livre, os personagens cruzam os mais distintos pontos do país, sobrevivendo de pequenos trabalhos temporários, pegando caronas ou dividindo gastos com eventuais viajantes, quando conseguem algum carro.

Livros: Pé na Estrada


A vida sem destinos certos dos personagens da obra é recheada de boêmia, instabilidade emocional e com o objetivo quase único de precisar partir a todo o momento, sem saber o que vem à frente, mas com a esperança de que sempre haverá algo inédito, algo diferenciado a seguir.
Biografia

A biografia da obra reflete a Geração Beat do período, que tentava fugir deste modo regular de vida americano. Buscavam "experiências espontâneas e autênticas", não se importando muito com limites.
Os chamados Beatnicks almejavam um caminho não convencional, o que incluía a marginalidade, as drogas, liberdade sexual e a aventura. Jack Kerouac e alguns de seus companheiros foram grandes representantes daquela geração contestadora, e o livro sintetiza bem este espírito.